Ontologia: um catálogo de conhecimentos.
Postado por Inteligência Coletiva e Árvores do Conhecimento.
Na filosofia, ontologia é o "estudo da existência", sendo basicamente uma forma de entender identidades e grupos de identidades, chamados de classes. Na TI, denominamos de ontologias as classificações de identidades, seja informação ou objeto material. Por exemplo: podemos criar uma ontologia de vídeos no YouTube e suas relações, assim como podemos criar uma ontologia sobre os diferentes tipos de aves do ecossistema amazônico.
As ontologias relacionam identidades similares em classes, como um catálogo. As ontologias têm sido utilizadas, dentre em outras, na área de Robótica, um robô armazena informações e com base nelas pode fazer coisas que humanos fazem no cotidiano, como cruzar informações de diferentes sistemas e buscar informações sem que seja solicitado, através de uma compreensão ainda limitada.
A linguagem para criação de ontologias é a OWL (Web Ontology Language), recomenda elo W3C(World Wide Web Consortium), e é baseada no XML. De qualquer maneira, o uso de ontologias tem sido estudado e predomina na esfera acadêmica. Não há muitas ferramentas públicas que processem o conteúdo dessas ontologias.
Fonte: SANTOS, Mauro Tapajós. Pequena Apostila de Software Livre. Disponível em: www.ucb.br/prg/professores/maurot Acesso em: 07/05/2009 19:34
Artigos da Wikipedia. Disponíveis em: <http://pt.wikipedia.org/> Acesso em: 08/05/2009 20:39
LIMA,Júlio César; CARVALHO, Cedric L. de. Ontologias: OWL (Web Ontology Language). Disponível em: http://www.inf.pucrs.br/~ai190471/Mestrado/artigo_apresentacao_dissertacao/Owl.pdf. Acesso em: 09/05/2009 13:57
Post by Carol.
0 comentários:
Postar um comentário